Pular para o conteúdo principal

“Está tudo armado para evitar que Lula seja candidato”





“Está tudo armado para evitar que Lula seja candidato”

Isso é o que afirma, Tarso Genro em depoimento a jornalista. Veja logo abaixo sua argumentação:

Não foi um bom ano para o Brasil: o país acumula uma queda do PIB de 4%; a presidenta Dilma Rousseff foi deposta em setembro em um julgamento político; e as labirínticas tramas de corrupção colocaram em xeque o Governo que a substituiu. A saída do túnel, segundo Tarso Genro, natural de São Borja, no Rio Grande do Sul, passa por uma inescapável renovação política. “A crise econômica não será superada sem que a política seja”, opina o ex-ministro da Educação, de Relações Institucionais e da Justiça nos Governos de Lula (2002-2009), governador do Rio Grande do Sul, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e um dos maiores defensores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Para Genro, o impeachment se baseou em uma “retirada arbitrária da presidenta pela simples formação de uma maioria política no Congresso brasileiro”, já que “não houve delito de corrupção nem abandono de suas obrigações presidenciais”. Em sua opinião, o PT e seus dois principais líderes, Lula e Rousseff, sofreram uma campanha de descrédito por parte da mídia “que formam um oligopólio no Brasil”. E, segundo o ex-governador, essa foi a principal causa do descalabro do PT nas eleições regionais de outubro.
Pergunta. O descrédito não se deve aos casos de corrupção?
Resposta. Todos os partidos perderam credibilidade no Brasil devido aos processos por corrupção, que é sistêmica e endêmica. Mas o PT não é o principal partido acusado de corrupção nem seus cargos são os que estão sendo majoritariamente processados. A atenção se concentrou no PT porque estava no poder, o que é compreensível. Mas Rousseff não caiu devido à corrupção.

P. Por que Rousseff não se demitiu antes de ocorrer o impeachment?

R. Para Rousseff, e para uma parte significativa de sua equipe, era difícil acreditar que o PMDB [seu aliado no Governo] fosse traí-la porque o vice-presidente fazia parte do PMDB. Mas a traição se baseou exatamente nisso: o vice-presidente queria o poder.
P. Já em 2014, o sr. defendeu a necessidade de o PT dar uma guinada à esquerda e romper a coalizão com o PMDB. Por quê?
R. O esgotamento do modelo de desenvolvimento e as mudanças da economia mundial iam impedir que toda a população melhorasse, que foi o que caracterizou o Governo de Lula. Era necessária uma reforma tributária para manter as políticas sociais, reduzindo a dependência do financiamento internacional. E para isso não podíamos contar com o PMDB. Mas minha posição não foi majoritária no PT.

P. Michel Temer [atual presidente] tem possibilidades de acabar seu mandato?
R. As pesquisas dão um alto índice de desaprovação ao presidente, que está sendo acusado por empresários de arrecadação ilegal de fundos para sua campanha eleitoral. Algo de que nenhum empresário acusou Lula.
P. O sr. conhece o homem por trás do político. Acredita que Lula é capaz de cometer os crimes do qual é acusado?
R. Lula tem cinco processos e nenhuma prova sólida contra ele. Se houvesse, já estaria preso.
R. Está tudo armado para impedir isso. Mas o poder judiciário no Brasil tem uma tradição respeitável. Nós esperamos que seja possível demonstrar nas instâncias superiores que Lula não tem responsabilidades penais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTEÚDOS DO I BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO 2022

Professor : Matias Joaquim Ribeiro Disciplina: Geografia I Bimestre turmas do 1º Ano do Ensino Médio  No início do ano letivo vamos trabalhar  neste I bimestre os seguintes assuntos nas turmas do I ano do ensino médio 2022.  Espaço Geográfico A Geografia e o seu objeto de estudo Construção e transformação do espaço geográfico Conceitos Geográficos e suas relações: território; região; paisagem; lugar;  natureza; sociedade. Mas a final de conta, o que é espaço geográfico?  Assista ao vídeo abaixo, ele específica de maneira esclarecedora  Os conteúdos citados acima   Por favor assistir ao vídeo pra dominar bem o assunto  Espaço Geográfico é o objeto de estudo da Geografia. Portanto o espaço geográfico é entendido e visto por dois fatores, que são eles: Paisagem e a Sociedade .  Dessa forma a paisagem poder ser natural ou espaço construído pelo ser humano. Dessa forma tudo aquilo que ver.  As categorias geográficas são  Lugar : é o espaço geográfico local, exemplo: o lugar onde você mor

Em Jogo Morno, Curralinho, Vence nos Penalty a Equipe da Juventude da Barra

Em Jogo Morno, Curralinho, Vence nos Penalty a Equipe da Juventude da Barra Em uma partida sem muitas emoções a equipe do Curralinho venceu a equipe da Barra na tarde de Domingo 04/12/2016.    A equipe do Curralinho apostou na experiência de um jogador bastante Rodado no futebol;  se trata de Hugo que está prestes a completar cinquenta anos de idade.  Em entrevista ao jogador na tarde de Domingo, ele reclamava da falta de qualidade nos jogadores jovens, pois ainda no primeiro tempo o atacante do Curralinho perdeu a chance de abrir o marcador na melhor chance do primeiro tempo da partida. A equipe da Juventude não apresentou um futebol de antes, pois esbarrou na boa marcação da equipe do Curralinho. Segundo o meia Vaqueirinho, a não realização do campeonato municipal prejudicou bastante a equipe que vinha se planejando para conquistar o titulo deste ano. 

"As 10 Medidas contra a corrupção não existem mais", diz Janot

"As 10 Medidas contra a corrupção não existem mais", diz Janot O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criticou hoje (30) as mudanças feitas pelos deputados federais no texto original do Projeto de Lei (PL) 4.850/16, que trata das Dez Medidas de Combate à Corrupção, projeto popular incentivado pelo Ministério Público Federal (MPF).  Segundo Janot, as alterações colocaram o país “em marcha a ré no combate à corrupção”. De acordo com o procurador, “as 10 Medidas contra a Corrupção não existem mais”. Por estas ações que vem sendo praticadas no senário político do Brasil, observa claramente; que os políticos estão querendo destruir algo que foi construído por alguém que sabia muito bem como os poderosos agiam para se manter impone e no poder. Propondo a divisão dos três poderes. "Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário".  Algumas décadas mais tarde,  Charles de Montesquieu  (1689 – 1755)