Pular para o conteúdo principal

Geografia 3º Ano 3º Bimestre

 




Aulas Iniciais do 3º Bimestre 


Disciplina : Geografia

Professor: Matias Joaquim Ribeiro

Turmas: do Terceiro Ano do Ensino Médio

Conteúdos:  Os conflitos internacionais e a organização do espaço.

Tema:  A reorganização geopolítica mundial 

Vídeo de Introdução aos Assuntos:




Vídeo sobre a reorganização mundial pós segunda guerra mundial\; 


A Guerra Fria:

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

Tal configuração ocorreu em função do fato de que uma guerra nuclear não seria vantajosa para nenhum dos blocos nela envolvidos. O mundo apenas conheceria o caos e o possível vencedor desse conflito não teria o que comemorar, pois somente haveria radiação e problemas estruturais no espaço geográfico do país derrotado. Por essa razão, o sociólogo Raymond Aron proferiu uma frase que ficou mundialmente conhecida: "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível".

A Alemanha nazista foi a grande derrotada da Segunda Guerra Mundial e, com isso, teve o seu território dominado e controlado pelos países que formavam a base aliada durante o conflito: EUA, URSS, França e Inglaterra. Esses países, na Conferência de Potsdam, em 1945, dividiram o espaço alemão em duas principais partes: de um lado, a Alemanha Ocidental, dominada pelas nações capitalistas; do outro, a Alemanha Oriental, dominada pela União Soviética. A capital Berlim também ficou igualmente dividida. Observe o mapa abaixo:



Plano Marshall x Plano Molotov

Não foi somente a Alemanha a prejudicada com a Segunda Guerra Mundial. Como esse evento aconteceu quase que inteiramente em território europeu, a maior parte dos países envolvidos sofreu severas consequências econômicas, sociais e estruturais. Em função dessa fragilidade, os Estados Unidos acionaram aquilo que foi chamado de Plano Marshall, em que grandes empréstimos foram concedidos a esses países para as suas reconstruções.

Essa postura era uma estratégia norte-americana para evitar que as nações europeias, em função de suas relativas fraquezas, sofressem intervenções dos soviéticos, além de ser uma ação para conter possíveis movimentos e revoluções socialistas internas. Com isso, os Estados Unidos consolidaram a sua base de influência naquilo que foi denominado de “Oeste Europeu”, ou Europa Capitalista, em oposição ao Leste Europeu, que era formado pelos territórios de domínio e influência soviéticos.  Além do Plano Marshall, os Estados Unidos também criaram o Plano Colombo, que possuía a mesma função, só que o seu alvo eram os países asiáticos.

Entre os países que mais receberam ajuda dos estadunidenses, o Reino Unido lidera a lista, seguido, respectivamente, por França, Japão, Itália, Alemanha Ocidental, entre outros.

Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética elaborou o chamado Plano Molotov, com o igual objetivo de realizar uma ampla ajuda econômica aos outros territórios a fim de ampliar o seu espaço de influência pelo mundo. Essa ajuda financeira envolveu praticamente todos os países de influência socialista, como a Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Cuba e muitos outros.

Neoliberalismo, Doutrina Econômica. 

Vídeo 01.



Vídeo 02. Terceira Revolução Industrial 



A origem do capitalismo

capitalismo surgiu depois do declínio do feudalismo que consistia em uma organização econômica, social e política concentrada na Europa Ocidental, na Idade Média. O sistema feudal não era fundamentado no comércio, mas tinha como base as trocas naturais entre o senhor feudal e o camponês.

A origem do capitalismo pode ser encontrada no processo de desintegração do chamado feudalismo. ... As características principais do capitalismo são a propriedade dos meios de produção detida por uma classe social, a burguesia, e a exploração do tempo de trabalho do trabalhador assalariado.

O capitalismo surgiu no final do século XV e marcou o fim do modo de produção feudal. Essa substituição ocorreu de forma lenta, mas atingiu todos os setores da sociedade, e é chamada transição do feudalismo para o capitalismo. Da Europa, o capitalismo passou às colônias da América e da África.

As urbes feudais cambiaram a vida no campo, as manufaturas e, posteriormente, as indústrias comutaram os nexos de produção da antiga sociedade, e o consumo ganhou simetrias cada vez maiores ante a inópia de desenvolvimento da produção de produtos e mercadorias.

Foi o seguinte fator : O Capitalismo Comercial se desenvolveu no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia, as grandes navegações e conquistas marítimas foram de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo neste momento.
Fases do sistema capitalista
  • Primeira fase do sistema capitalistaCapitalismo Comercial (Século XV – XVIII) ...
  • Segunda fase do sistema capitalistaCapitalismo Industrial (Século XVIII – XIX) ...
  • Terceira fase do sistema capitalistaCapitalismo Financeiro (Século XX) ...
  • Guerra Fria e a vitória do sistema capitalista.
atual fase do capitalismo é o capitalismo financeiro, que tem como base a monopolização e a aplicação de capital das grandes potências industriais em países subdesenvolvidos, com uma posterior transferência de dinheiro "emprestado" pelas grandes potências, como os Estados Unidos.
capitalismo, sistema econômico baseado na propriedade privada, que produz os bens de consumo e os comercializa visando o lucro, foi definido pelo filósofo escocês Adam Smith em estudos como A Riqueza das Nações, em 1776, em meio à Revolução Industrial na 
atual etapa do capitalismo é cada vez mais competição no mercado global, mais concentração de renda e desigualdades sociais. Ou seja, a GLOBALIZAÇÃO. Impera na maioria dos países o modelo neoliberal que prega menor intervenção do Estado na economia e menor gasto público com saúde, educação e etc.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receba de Deus o Alimento Espiritual

A árvore e as suas frutas

A árvore e as suas frutas Que tipo de fruto temos produzido nos dias das adversidades? No dia em que somos provados, tentados, ofendidos?  O Senhor Jesus Cristo quando estava ensinando aos seus discípulos; ele disse:  "Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam". (Mateus 12 : 33)  Portanto é necessário temos uma árvore boa para que possamos damos frutas boas. caso contrário Certamente os frutos produzidos por nós será má.  "Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta". (Mateus 12 : 34 )  Os falsos discursos não nos livrarão da ira vindoura do Senhor Deus, mas com ele virá as dadivas dele. E cada pessoa será julgada segundo as suas ações na vida cotidiana.  "Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou.   Porque as suas palavras vão servir para j