Pular para o conteúdo principal

Gilmar Mendes vê bolsa família como compra de votos




Gilmar Mendes vê bolsa família como compra de votos


Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou nesta quinta-feira que o País precisa combater a "compra de votos”.

"Se nós temos uma ampla concessão de Bolsa Família sem os pressupostos e sem a devida verificação, isso pode ser uma forma de captação de sufrágio que nós, no eleitoral, não conseguimos abarcar”, afirmou, de acordo com a Folha de S.Paulo."Com o Bolsa Família, generalizado, querem um modelo de fidelização que pode levar à eternização no poder. A compra de voto agora é institucionalizada (com o programa)”, continuou, segundo o Estadão. 

As declarações do ministro foram feitas no seminário Soluções para Expansão da Infraestrutura no Brasil, promovido pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Acmham) e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo.

Na ocasião, ele também disse que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) desfavorece as empresas em suas decisões. “Esse tribunal é formado por pessoas que poderiam integrar até um tribunal da antiga União Soviética. Salvo que lá não tinha tribunal”, disse em tom de brincadeira, fazendo rir a plateia do seminário que tinha como tema Soluções para Infraestrutura no Brasil. “[Eles têm] uma concepção de má vontade com o capital”.

Para o ministro, o tribunal defende além do necessário os trabalhadores ao analisar as causas. “Eu tenho a impressão de que houve aqui uma radicalização da jurisprudência no sentido de uma hiper proteção do trabalhador, tratando-o quase como dependente de tutela, em um país industrialmente desenvolvido que já tem sindicatos fortes e autônomos”, acrescentou em entrevista após a exposição.

Na opinião de Mendes, os problemas que ele aponta podem estar relacionados à própria composição do TST. “A mim parece que essa foi uma inversão que se deu. Talvez um certo aparelhamento da própria Justiça do Trabalho e do próprio TST por segmentos desse modelo sindical que se desenvolveu”, disse.Procurado pela reportagem da Agência Brasil, o TST informou que não vai se pronunciar sobre as declarações do ministro Gilmar Mendes.

Justiça cara

As críticas de Mendes foram, durante sua palestra, estendidas à Justiça como um todo. “A Justiça brasileira é a mais cara do mundo”, ressaltou ao citar os dados de um estudo divulgado nesta semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A pesquisa indicou que as despesas totais do Judiciário brasileiro foram de R$ 79,2 bilhões em 2015. O valor representa 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas pelo Brasil. Segundo o levantamento, cada cidadão pagou no ano passado R$ 387,56 para garantir o funcionamento do serviço de Justiça.


“Às vezes custa muito para dar pouco resultado”, enfatizou Mendes, que acredita que os recursos muitas vezes não são destinados às áreas prioritárias. Ele criticou, como exemplo, o fato de que um crime contra a vida pode levar dez anos para se levado a júri popular.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia 3º Ano 3º Bimestre

  Aulas Iniciais do 3º Bimestre  Disciplina : Geografia Professor: Matias Joaquim Ribeiro Turmas: do Terceiro Ano do Ensino Médio Conteúdos:    Os conflitos internacionais e a organização do espaço. Tema:   A reorganização geopolítica mundial  Vídeo de Introdução aos Assuntos: Vídeo sobre a reorganização mundial pós segunda guerra mundial\;  A Guerra Fria: Ao final da  Segunda Guerra Mundial (1939-1945) , o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os   Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade. Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome  Guerra Fria . O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e,

Receba de Deus o Alimento Espiritual

A árvore e as suas frutas

A árvore e as suas frutas Que tipo de fruto temos produzido nos dias das adversidades? No dia em que somos provados, tentados, ofendidos?  O Senhor Jesus Cristo quando estava ensinando aos seus discípulos; ele disse:  "Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam". (Mateus 12 : 33)  Portanto é necessário temos uma árvore boa para que possamos damos frutas boas. caso contrário Certamente os frutos produzidos por nós será má.  "Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta". (Mateus 12 : 34 )  Os falsos discursos não nos livrarão da ira vindoura do Senhor Deus, mas com ele virá as dadivas dele. E cada pessoa será julgada segundo as suas ações na vida cotidiana.  "Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou.   Porque as suas palavras vão servir para j